quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Anfitrite

Anfitrite era a deusa rainha do mar, a esposa do Rei Poseidon. Alguns dizem que era uma das cinquenta Nereidas, outros uma Oceânida, mas a maioria simplesmente a descreve como a personificação feminina do mar: a gemente mãe dos peixes, focas e golfinhos. Assim ela era essencialmente a mesma que Tálassa. Quando Poseidon pediu sua mão em casamento a primeira vez, ela desviou de seus avanços, e se escondeu longe, perto de Atlas nas partes desconhecidas do mundo. O deus-golfinho Delfin a encontrou e a convenceu a voltar para casar-se com o rei do mar.

Anfitrite é mostrada na arte de vasos gregos como uma mulher joven, muitas vezes erguendo sua mão em um gesto de beliscar. Algumas vezes está segurando um peixe. Na arte de moisaico ela normalmente está ao lado de Poseidon em uma carruagem liderada por cavalos com caudas de peixe ou hippokampoi. Às vezes seu cabelo está segurado por uma rede e seu testa adornada com "chifres" de garras de carangueijo.

Seu nome provavelmente vem das palavras gregas amphis e tris, "o terceiro envolvente". Seu filho Tritão foi nomeado "do terceiro". Claramente, "o terceiro" é o mar, mas a razão para esse termo é desconhecida. Sua equivalente romana é Salácia, que significa "a salgada".

Fonte: http://www.theoi.com/Pontios/Amphitrite.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário