Somos o Rökkatru. Honramos e amamos e trabalhamos com os deuses do terceiro panteão das religiões nórdicas/germânicas, os deuses do mundo inferior e das sombras. Como muitos deuses em outras cosmologias pagãs - Hades, Hecate, Kali, Ereshkigal - nós não vemos nossos deuses como maus, porque sentimos que o conceito de bem vs. mal não tem lugar em nossa cosmologia. Ao invés disso, vemos eles como uma fonte de uma profunda e difícil sabedoria. Alguns peguntam-se que código de ética seria o daqueles de nós que adoram deuses tão escuros e ambivalentes. Eu pedi a meus deuses e isso é o que me deram: Meu código de ética pessoal do Rökkatru. Para mais informação no Rökkr, por favor diriga-se ao site de Abby Helasdottir, quem originalmente deu esse nome.
Lei de Hela: Visão. A morte leva a visão a longo termo, e procuramos valorizar ver além das dificuldades temporárias. Pergunta a você: Vai importar em um ano? Cinco anos? Dez? Depois que eu morrer? Pense no futuro antes de reagir, antes de falar. Aprenda a não levar as coisas para o lado pessoal; as pessoas normalmente reagem por seus próprios danos, e tudo aparece com tempo.
Lei de Loki: Auto Conhecimento. Não importa o que você diga aos outros, seja verdade ou mentira, nunca minta para sí mesmo. Conheça você extremamente bem, até as partes ruins, e sempre seja honesto consigo mesmo. Quando falar a verdade, lembre-se que a maior honra é falar a verdade que ninguém quer ouvir, e que todos tem ignorado por medo.
Lei de Angurboda: Diversidade. A raça dos gigantes vem em inúmeras formas, e em todos os formatos, tamanhos e naturezas são valorizados entre eles. Estando próximos da Natureza, eles entendem que a diversidade é sobrevivência e força, enquanto homogeniedade é fraqueza inevitável. Assim, aceitamos e valorizamos a diversidade dos humanos, seja em raça, habilidade, sexo, passado cultural, estilo de vida, preferências sexuais, aparência, e todos os modos em que podemos ser brilhantemente diferentes.
Lei de Jörmundgandr: Liminaridade. Como a Cobra não é macho nem fêmea, tanto de Midgard quanto não de Midgard, vemos que o honrável e o sagrado é normalmente encontrado naquilo que atravessa barreiras, relaciona os opostos, anda entre os mundos. Valorizamos o que é os dois, é nada, e é um dos Grandes Mistérios.
Lei de Sigyn: Lealdade. Fique ao lado dos que o amam, e os que você ama, sem importar o que os outros digam deles, nem se forem afastados A lealdade dos verdadeiros amigos, família, e amantes é mais importante que a aceitação de qualquer grupo, e qualquer grupo que o forçaria a afastar-se deles não é digno.
Lei de Gerda: Aliança. Enquanto a guerra pode ser necessária, sempre há muito mais honra em fazer pazes justamente do que em começar uma guerra justa.
Lei de Jord: Sabedoria Terrestre. Reverencia a Terra e a Natureza; procure viver levemente na terra. Honre os espíritos da terra, das pedras, das árvores, e toda a Natureza.
Lei de Nidhogg: Reciclagem. Não há um lugar como "fora", então cuidado com o que joga lá. Recicle, doe, não desperdice, encontre outro lugar para isso. Essa lei inclui tanto pessoas como objetos.
Lei de Aegir: Hospitalidade. Abra sua porta até para aqueles de outro povo, de outra tribo. Abra sua porta para eles até quando forem chatos, ou te disrespeitem, se há uma chance de aliança ou de mudar seus modos com um acordo. Seja gracioso ao ver a cobiça e corrupção dos outros. Você tem o direito de impor limites, mas seja generoso pelo menos na primeira vez, não importa quem eles sejam, até que eles realmente provem não ter valor.
Lei de Surt: Intensidade. Seja o que fizer, faça com paixão e fervor. Não leve uma vida chata e reprimida.
Lei de Fenris: Sombra. Aprenda a amar e encontrar algo sagrado em todas as partes de sí, mesmo nas sombras. Honre a eles fazendo um lugar seguro, onde não podem ser feridos e não podem ferir.
Lei de Mordgud: Autocontrole. A raça dos gigantes é de fortes paixões, assim como normalmente são seus seguidores. Por isso é muito importante que procuremos manter nossos portões sempre guardados e nossos muros firmes - não para manter algo fora, mas para manter algo dentro. Mantenha o controle sobre suas emoções, para que não vazem e machuquem outros ou você mesmo.
Lei das Nornas: Dedicação. Siga seu caminho como você o entende, e como os Deuses o instruem, e não deixe nenhuma opinião mortal bloquear o seu caminho.
Fonte: http://www.northernpaganism.org/rokkatru/rokkatru-ethics.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário