sábado, 24 de março de 2012

The Grimoire: Wicca Diânica

Wicca Diânica, também conhecida como Bruxaria Diânica e Bruxaria Feminista Diânica, é uma tradição ou denominação da religião neopagã Wicca. Foi fundada por Zsuzsanna Budapest nos Estados Unidos nos anos '70, e é notável por seu foco na adoração à Deusa. Combina elementos de British Traditional Wicca (Wicca Tradicional Britânica), magia folk italiana de Aradia de Charles Leland, valores feministas, e rituais, mágicas folclóricas, e práticas de cura que Budapest aprendeu de sua mãe.

É principalmente praticada em covens apenas de mulheres.

A maioria das Diânicas adoram apenas a Deusa, acreditando que Ela é a fonte de toda a vida e contém tudo dentro d'Ela. Há bruxas Diânicas que praticam outras formas de paganismo (possivelmente incluse a adoração de divindades masculinas) fora da prática Diânica. Algumas Diânicas são monoteístas, algumas politeístas, algumas são ateístas.

A maioria das Diânicas adoram em cículos e convens apenas para mulehres (definidas normalmente por Diânicas como mulheres cis, ou seja "mulheres nascidas mulheres', excluíndo mulheres trans* de sua irmandade), mas há tradições Diânicas de gêneros misturados. Ecleticismo, apreciação da diversidade cultural, preocupação com o ecossistema, e familiaridade com conceitos sofisticados de psique e transformação são características. Originalmente lésbicas formavam a maior parte do movimento, mas grupos modernos de Diânicas podem incluir apenas lésbicas, apenas heterosexuais, ou serem misturados.

A maioria das Wiccanas Diânicas como praticantes de um "caminho positivo" não fazem nem magia manipulativa nem maldições pois vai contra a Rede da Wicca; outras bruxas Diânicas (notavelmente Zsuzsanna Budapest) não consideram erradoamaldiçoar ou atar aqueles que machucam mulheres.

Fonte: thegrimoire.tumblr.com/post/10242689520/dianic-wicca-also-known-as-dianic-witchcraft-and

Nenhum comentário:

Postar um comentário