segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cumprimento do Cabelo e Religião

Pergunta: Cumprimento do Cabelo e Religião
Um leitor do paganwiccan.about.com pergunta: "Eu recentemente explorei a opção de me unir a um coven, e fui surpreendida quando a Alta Sacerdotisa me disse que se eu tornar-me parte de seu grupo, vou ter de deixar meu cabelo ficar longo. Devido ao meu trabalho, tenho que manter meu cabelo bem curto - por segurança - mas ela disse que é um mandamento de "nossa religião" deixar o cabelo crescer. Ela disse também que é o modo que seguidores do Wicca pagam tributo à deusa e manifestam o sagrado feminino. Isso é verdade? Nunca vou ser capaz de me unir a um coven a não ser que deixe meu cabelo crescer? Ajude-me!”


Resposta de Patti Wigington:
Se eu tivesse um dolar para cada vez que ouvi uma Alta Sacerdotisa dizer "Você tem de fazer X, Y e Z porque é parte da nossa religião" eu estaria bem rica agora. Pimeiro vamos abordar o termo "nossa religião". O paganismo é um termo geral que cobre uma grande variedade de religiões e crenças, então não há uma combinação de leis, e nenhuma "nossa religião" que incluí tudo. Mesmo dentro de práticas específicas como Wicca ou Druidismo, vemos uma grande variação de um grupo para o outro, então se essa Alta Sacerdotisa disse que você tinha que manter o cabelo longo para ser parte de "nossa religião", ela quiz dizer do seu grupo específico. Talvez a deusa da tradição de seu grupo prefere seguidoras que não cortem o cabelo, mas isso não quer dizer que todas as deusas pagãs fazem as mesmas exigências.

Em outras palavras, pode relaxar e se assegurar que você ainda pode encontrar o grupo certo para você, e manter seu cabelo em qualquer estilo que  prefira, sem pressão para mudá-lo.

Isso sendo dito, você trouxe à tona um tópico interessante. A noção do cabelo sendo relacionado à crença religiosa é na verdade, muito complexa. Em algumas crenças, o cabelo é associado com poder mágico. Porque isso? Pode ser uma razão puramente psicológica. Veja, por exemplo, uma mulher com cabelo longo que o mantém amarrado, longe do rosto, enquanto ela trabalha, cuida da família, e mais. Mas quando essa mulher entra em um local mágico ou meditativo, ela remove os grampos e amarradores, deixando seu cabelo livre - é uma sensação de liberdade, soltar seu cabelo. Traz um senso primitivo e selvagem de sexualidade e pureza para o momento, e isso em sí pode ser muito poderoso.

Outro exemplo do lado oposto, considere a cabeça raspada de um monge. No Budsimo, iniciantes raspam suas cabeças como parte do processo de renunciar os bens físicos e seus laços ao mundo material. A falta de cabelo faz de cada monge igual a seus irmãos na face divina, e deixa que eles concentrem-se no lado espiritual.

Em algumas religiões, as mulheres escolhem cobrir o cabelo. Enquando essa prática é normalmente associada com a modéstia, em algumas tradições pode significar repressão de poder. Enquanto isso não é especificamente algo pagão, alguns pagãos individuais incorporam essa prática em sua crença. Marisa, pagã da Califórnia que segue um caminho eclético diz: "Eu cubro meu cabelo quando saio de casa, porque para mim, é sobre manter o poder do chakra coroa (Sahasrara) contido. Eu descubro a cabeça durante rituais, porque então o chakra coroa fica aberto e desinibido, e permite que eu me comunique diretamente com o Divino.”

Em várias tradições de magia folclórica, o cabelo é fortemente associado com o espírito humano, e pode ser usado como um modo de controlar alguém.

Além disso, existem muitos costumes e superstições sobre o cabelo, particularmente relacionado ao corte. Acredita-se em muitos lugares que se você cortar o cabelo durante a lua cheia, ele crescerá rapidamente, mas se cortá-lo durante a lua nova, ele crescerá fino e frágil, e até pode cair! SeaChelle, um bruxa praticante com a família que tem raíses no Appalachia diz: "Quando eu era pequena, minha avó costumava me dizser que depois dela cortar nosso cabelo, tinhamos que enterrar o que foi cortado na terra. Não poderia queimar, poque faria o resto do cabelo crescer ressecado e duro, e não poderia simplesmente jogá-lo para fora, ou pássaros o roubariam e usariam em seus ninhos, e teríamos dor de cabeça.”

Fonte: paganwiccan.about.com/od/faq/f/Hair-Length-and-Religion.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário