segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Novatos no Asatrú por Steven Abell

Talvez você sabia por um longo tempo em um canto escuro da sua mente, e finalmente disse alto "Sim, esse sou eu". Ou talvez você acabou de descobrir algo incrível e aprendeu seu nome. Bem-vindo ao Asatrú. Se você é novo a esse caminho, aqui estão algumas coisas para fazer, e para não fazer, que facilitarão sua entrada nesse mundo.

Coisas a fazer:

Leia. Asatrú é normalmente chamada a "religião com dever de casa". Exsitem pessoas e organizações que podem ajudá-lo a aprender mais sobre isso, mas não há substituto para sua própria leitura de nossa cultura e crença, e fazer disso o que puder. Você não terá que fazer nenhuma prova nem receberá nenhum diploma. Mas veja desse modo: a vida é um teste, e seu conhecimento ajudará você a passar esse teste.

Se você é novo no Asatrú:

Conheça outros asatruar. Isso é mais fácil do que era antes. A internet nos fez visíveis uns aos outros. Uma vez que nos achamos, poderemos nos conhecer frente-a-frente. Somos um grupo variado. Você provavelmente conhecerá alguns asatruar, em pessoa ou na internet, que não lhe darão a melhor impressão. Você também conhecerá outros que te farão muito feliz de tê-los encontrado. Deixe o tempo agir. Não há muitos de nós, mas seus amigos estão aí em algum lugar, talvez mais perto do que imagine.

Convide amigos à sua casa. Uma de nosssas maiores virtudes é a hospitalidade. Dê sua mão a alguém que fará bom uso dela. Alegre o dia de alguém. Isso não quer dizer que você deve ser indiscriminatório ou sem cuidados em suas amizades, nem tolo em sua demonstração da mesma. Odin tem coisas interessantes a dizer sobre isso no Havamal, que é um bom lugar para começar sua leitura séria.

Construa sua própria prática religiosa. Há algumas formas convencionais que desenvolveram-se com o tempo, seja de fontes antigas ou construídas sobre experiência e divididas no Asatrú moderno. Ninguém exige que você siga essas formas, mas para alguns é efetivo. Mas, mais do que nada, conhecer seus deuses é seu próprio trabalho. Um dia você pode olhar para trás e rir do que você fez quando era novo ao Asatrú, mas você tem de começar em algum lugar. Esse algum lugar é onde você está agora.

Consiga um emprego. Pague suas contas. Tome conta de você mesmo, sua família, sua casa. Participe de sua comunidade. Aprenda o que puder. Crie o que puder. Vire seu rosto contra o mal quando o vê. Resumidamente: viva sábiamente, e assim seja respeitável. Há muitas formas de fazer isso, não é uma camisa de força. É, porém, mais do que alguns podem aguentar. Se você é um desses, talvez os deuses o ajudem. Ou talvez não. Você pode decidir.

O que não fazer:

Por algum motivo, muitos novos asatruar pensam que como temos muitos deuses no Asatrú, somos obrigados a escolher um como nosso deus ou deusa tutelar. Não funciona assim. Conhecer vários deuses significa ter vários potenciais amigos e aliados. Você pode eventualmente sentir-se mais próximo a alguns ou um do que outros. Mesmo assim, não há necessidade de declarar sua forte aliança a nenhum deles. Algumas pessoas fazem isso, mas é bom dar a esse tipo de coisa muitos anos de consideração. A maior parte dos asatruar nunca faz isso. Particularmente, declarando sua aliança a Odin uma semana depois de entrar no Asatrú não é a coisa mais inteligente a se fazer. Sim, Odin é o líder dos Aesir e é muito poderoso. Ele também é mais complicado do que você pode imaginar agora. Se você sente esse impulso, segure-o por um tempo, talvez para sempre.

Fonte: http://www.patheos.com//Resources/Additional-Resources/New-to-Asatru-Steven-Abell-11-17-2011.html

Um comentário:

  1. Bom dia.

    Se me permitem, gostaria de compartilhar um artigo aqui, que pode conter detalhes interessantes acerca deste assunto, explorando pontos de vista do Asatru vinculados ao aspecto e a mística dos números, sem resvalar em mesmices ou vicissitudes ecléticas.

    Um abraço a todos, agradecendo desde já a atenção, eis o link:

    Neste pequeno texto, algumas projeções e perspectivas interessantes e úteis serão abordadas, que ajudarão a elucidar dúvidas a respeito do posicionamento dos praticantes de Asatru, acerca de conceitos abstratos ligados a geometria e valores numéricos, assim como com a associação de ambos com a cosmologia e cosmogonia, visando esclarecer de forma objetiva, tanto a independência do Asatru acerca das formulações teóricas do hermetismo e de seus derivados históricos, quanto a qualidade dos argumentos e símbolos qualitativos numéricos, e suas devidas aplicações dentro da forma de pensar do Forn Sidr:

    https://www.academia.edu/36655597/Asatru_e_a_Metaf%C3%ADsica_dos_N%C3%BAmeros

    ResponderExcluir